Modelagem Biscuit

O contato com o biscuit foi através da sobrinha Elaine, que veio passar uns dias aqui em casa. Fomos nas lojas, vimos materiais, logo em casa modelamos (fiz de conta, pois quem sabe modelar com biscuit é ela). Experimentei a diferença de modelar peça pequena da grande. Dias marcantes ficam com carinho na minha lembrança.
A ultima cliente a sra. Nilquedes solicitou modelagem de duas cabeças de meninas para pagagemento de ex-voto e decidimos pelo biscuit. Novamente teve situação interessante, que conto e exponho os trabalhos modelados em biscuit prontos no http://a3arte.spaces.live.com/
A tecnica de modelagem em biscuit é também conhecida como modelagem em porcelana fria. É palavra francesa com significado de porcelana branca. Pesquisei e encontrei esta receita padrão.
“Material para receita:
-02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit);
-02 xícaras de chá de amido de milho; 02 colheres de sopa de vaselina líquida;
-01 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre;
-01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento.

Modo de fazer:
Forno Microondas:
Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto. Misture todos os ingredientes, leve ao microondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.
Ou no fogão:
Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa – não misture com o restante da louça) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.
Solvar a massa:
Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.
Dicas encontradas e úteis:
A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica. Depois de sovada (a massa já estará morna) guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras. Deixe a massa descansar por um dia. Retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar a vontade. Também pode ser modelada com a massa natural (essa que acabou de ser explicada) e ser pintada depois de seca com tinta látex, acrílica e também tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.
Outra opção para armazenar a massa é utilizando potes de plástico. O procedimento é praticamente o mesmo acima, só trocando o saco plástico pelos potes.
TINGINDO A MASSA DE BISCUIT:
Para tingir a massa, a tinta para tecido é a mais usada. Usam também tinta a óleo, porém essa contém metais pesados em sua fórmula e pode fazer mal a sua saúde caso usado com freqüência. Uso também pigmento corante líquido encontrado em qualquer casa de tintas para fazer cores básicas mais vivas. Existem outras opções, mas não convêm falar todas aqui. Para tingir, misture um pouco de tinta a massa e sove até chegar à cor desejada, lembre sempre que a massa escurece até 3 vezes quando ela seca, então não coloque muita tinta, pois trabalhos com muita tinta costumam rachar. Hoje em dia, algumas empresas disponibilizam também corantes especiais para biscuit em pó, vale a pena testar.
CONSERVANDO A MASSA DE BISCUIT:
Para guardar sua massa, coloque em um saco plástico e retire TODO o ar de dentro, guarde em um pote fechado, potes escuros ajudam ainda mais a conservar a massa, pois não deixa a luz entrar.”

Como não tenho microondas e nem panela antiaderente, resolvi comprar a massa pronta de cor branca, duas esferas de 175mm, creme hidratante para modelagem de biscuit, verniz para acabamento e  estacas/ferramentas de biscuit, assim executei o trabalho com material básico.
Desvantagens:
– é uma arte vista apenas como artesanato;
– por tal motivo é desvalorizado.
Vantagens:
– a massa pronta ganhasse tempo e o ponto certo;
– modelagem limpa, pois o local assim se mantem;
– sem queima ou outra tercerização nas etapas finais.
– valorizada sim, se for modelagem academica e/ou design de peça exclusiva;
Por isso sugiro que prepare para ser profissional Designer em Biscuit.
Requer mais que título, requer muito estudo, dedicação, pesquisa de material, muitas horas de execução, mas gratificação e satisfação pessoal.
Sites sobre biscuit:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biscuit

http://www.alessandraassi.com/novo/
http://www.fotolog.com.br/annabiscuit/71038541

Video aula:
http://www.youtube.com/watch?v=K3gdX8tohl8
http://www.youtube.com/user/alessaassi

Foi uma experencia impar, um desafio que contei com ajuda da sobrinha Elaine, da Anna Oliveira e Deus. Adorei trabalhar peça grande com biscuit.
Tenha lindos trabalhos.
Abraços mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.