Mandala

Tenho amiga Norma, que tem interesse por Mandala, e foi ela quem me fez parar e olhar, mas na época não segui adiante. Depois de um tempo numa livraria estive com um livro, mas não comprei. No ano passado no dia 23 de junho no meu sketchbook desenhei 6 mandalas, mas não colori e não voltei pra elas (sem culpa). Nesta semana lembrei da mandala novamente, reiniciei a pesquisa e fiz uma do inicio ao fim. Agora te convido fazer a sua mandala.

O que é Mandala:
São desenhos criados dentro de um círculo tradicionalmente,  “circulos sagrados”, “uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo“. Fluxo de energia
Benefícios:
Desenvolve criatividade, amoriosidade, acalma, otimismo, diverte, reduz ansiedade e stress, …conexão ou cura interior, etc.
“A contemplação de uma mandala deve trazer paz interior, uma sensação de que a vida voltou a encontrar a sua ordem e o seu significado.” Carl Jung

Material necessário:


– lapis 2B;
– borracha de silicone;
– borracha maleavel;
– folha do bloco Artístico a4, 240 g/m² ;
– lápis de cor aquarelavel 48 cores Faber-Castell (técnica livre);
– compasso ou cd;

Como fazer:
1ªEtapa: Ao destacar uma folha do bloco observe a frente e o verso da folha. Neste caso vamos usar o verso por ser mais liso. Pegue o cd ou compasso realize o círculo com o lapis. Pode fazer um por folha ou dois círculos numa mesma folha. Em seguida faça com o lapis os elementos da mandala, sem regras, sem planejamento, faça livremente ou com base geométrica. Deixe o fluxo de “apenas criar”

2ª Etapa: Pegue a borracha de silicone e apague os traços realmente desnecessários. Com a borracha maleável em forma de cilindro role sobre o seu desenho até ficar claro. Um traço claro, que seja possível ver, mas que não comprometa o uso da tecnica escolhida. Lembro que a técnica é livre.

3ª Etapa: Escolha gradativamente a area que vai colorir e em seguida a cor. Siga este procedimento até terminá-la. Nesta mandala usei o amarelo 05 e 07, laranja 13, azul 54, verde 56, lilás clarinho 38, violeta 37 e 35, vermelho 27. Fiz somente uma sobreposição de cor, que foi uma camada com a cor 35 e segunda camada com 37.

nota: A Faber-Castell informou sobre o lapis de cor comum e aquarelável, que a numeração das cores é igual sim, porém o sortimento muda de estojo para estojo.


4ª Etapa (opcional): “Com coração aberto sinta a mensagem que ela transmite. E faça as seguintes perguntas:
– Como se sente ao olhar a sua mandala?
– Quais sentimentos vieram à tona?
– Diga ou escreva uma palavra, frase, as duas, ou nada.
Permita-se…Suas criações são pistas para o misterioso, o tesouro bonito escondido que é Você!” – Cheryl.

Uns gostam apenas de cria-las, depois escolhem, realizam telas…usam como arteterapia, autoconhecimento, enfim aprofundam os estudos sobre o elementos usados, numero base, as cores…

Se voce é um desses, eis os sites sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala_%28s%C3%ADmbolo%29
http://osorrisodogato.wordpress.com/2009/04/27/mandalas/
http://www.oficinadaalma.com.br/mandalas/criandomandalas/index.htm
http://mandalaoasis.blogspot.com/2008/06/making-your-own-mandalas.html
http://www.moonbeemz.com/mandala-tutorial/

Mandala para apenas colorir:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=980&bih=879&site=webhp&tbm=isch&q=mandalas+para+pintar&revid=946165379&sa=X&ei=bZ6hTt-BPISugQfz5LWcBQ&ved=0CDoQ1QIoAA

Pode realizar em silencio concentrado, com música classica ou gayatri mantra, como preferir.
O importante é o desenho, as cores e a diversão.

Até a proxima com muita cor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.