Férias e como guardar desenhos e pinturas

Acabou as aulas e todo aquele material, desenhos, pinturas, telas em branco, …como guardar ou que fazer com tudo isso?
Sugestões de organização são as seguintes:

  1. Técnicas secas (lápis grafite, de cor, giz pastel…): em caixas originais em local de fácil acesso pronto para uso;
  2. Técnicas molhadas (naquin, aquarela, acrilica, oleo…): frascos na vertical e bisnagas na horizontal, local arejado, sem incidencia de sol ou calor;
  3. Pincéis: muito bem lavados, na horizontal ou vertical, sem amassar as cerdas, pode ser em pastas, caixas ou aproveite um vidro para guarda-los em “pé”.
  4. Folhas em branco: em pasta elasticas ou gavetas (horizontal), sem apertá-las ou amassa-las, sem umidade no local.
  5. Telas em branco: por ordem de medidas, na vertical de tal maneira que uma não estique ou marque o tecido da outra;
  6. Desenhos em grafite, naquin, giz de cera, lápis de cor: em pasta portifólio, com plasticos correspondentes aos tamanhos de seus trabalhos. Os desenhos de estudos em pasta comum sem plastico.
  7. Obras em giz pastel, carvão: aplicar o verniz spray fosco para conservação, depois em portifólio idem acima;
  8. Telas a óleo terminadas: “Uma obra pintada com tinta a óleo pode ser envernizada um ano após sua conclusão. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio e limpo, umedecido em essência de terebintina. Depois, é só aguardar a secagem e aplicar uma camada fina de verniz cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina. Também é usado verniz spray. São os materiais ideais para proteger os quadros porque não modificam as cores aplicadas. Podem ser encontrados em tonalidades fosca e brilhante.”
  9. Telas acrilicas terminadas: aplicar o verniz spray fosco para conservação;
  10. Molduras, paspatur, vidros anti-reflexo: valorizam suas obras, prontas para decorar ou presentear;
  11. Armazenar:  “Pintura deve ser armazenado em local fresco, escuro e seco que está livre de insetos. Os ácidos nas fezes do inseto podem danificar a pintura e também alguns insetos comem as tintas, telas e molduras. As pinturas de óleo estão idealmente mantida estável de 21 graus Celsius e 45% de umidade e longe da luz solar direta.”;
  12. Embalar:  “a) Examine sua pintura. Verifique se ele está livre de poeira e seguro no quadro. b) As pinturas de óleo são mais fáceis de armazenar em um quadro, pois fornece alguma protecção.  Pinturas são suscetíveis às bordas dobradas, poeira e pintura lascada. c) Comprar folhas de isopor e colocá-los entre pares de quadros, em seguida, enrole as pinturas duplicou em papel pesado ou lençóis velhos. d) Conservar na posição vertical pinturas. e) Deve armazenar arte, colocá-las sobre uma folha plana de poliestireno, poliestireno e colocar entre cada pintura. f) Cubra com outra folha de poliestireno. Não coloque nada em cima deles, porque isso poderia causar arranhões e amolgadelas.”;
  13. Encomenda: retire do chassis, somente em caso de encaminha-la via correio, por ter maior segurança. Uma vez recebida deverá ser reposta no chassis;
  14. Alerta sempre: uma vez por mes (tempo minimo para não ter surpresas),  reolhe tudo, revisa presença de insetos, pragas, mofos (excesso de umidades), tela frouxas ou esticada em excesso (falta de úmidade ou aquisição de tela de má qualidade), poeira, …

Mais dicas de conservação nestes sites:
http://www.restauratus.com.br/
http://www.conservacao-restauracao.com.br/como_conservar.htm
http://www.fazfacil.com.br/manutencao/molduras_conservacao.html

O mehor mesmo é criar, renovar seu portifólio e/ou decorar sua casa com suas obras, mas mantendo o devido cuidado.
Agradeço a Sofia por ter enviado e-mail e comentado aqui no site, da qual originou este post.
Ótimas férias,
Eliana Tiné.

27 thoughts on “Férias e como guardar desenhos e pinturas”

  1. Eliana,gostei muito das confirmações sobre cuidados com obras de arte.Gostaria que me sugerisse como melhor apresentar obras em aquarela em exposição que vou fazer,pois,não serão em quadros e molduras.Obras pequenas e grandes no papel.

    Grata;

    Marta Maria.

  2. Tenho uma pintura feita em acrilico sobre papel. Ao guarda-la um pedaço de plástico colou numa parte dela. Como posso descolar o plástico estragando menos a pintura?

    1. Olá Astrid,
      Nunca tentei o que vou te sugerir: com algodão umedecido com água descole ou puxe lentamente o plástico, com uma paciência de monge. Ou então deixe como está. Lembrei aqui outra opção, que seria levar numa molduraria ou loja de restauração para efetuarem para você. Boa sorte

  3. Olá Eliana! Tenho várias telas pintadas à oleo, que foram feitas por minhas filhas. Gostaria de guardá-las, mas elas ocupam muito espaço. Será que posso tirar do chassi de madeira e guardar somente a tela? Colocá-las em pastas ou enrolá-las? Obrigada pela ajuda! Abçs.

    1. Olá, sim, pode tirar do chassi. Coloque numa pastas tipo catalogo ou crie uma bem fofa. Coloque nos plastico, mas não pode ocorrer risco de umidade. Será bem prático para apresentar, quando tiver saudade ou visita. De nada. Feliz 2016! Abraços mil.

  4. Boa noite Laura.

    Primeiramente, parabéns pelo seu Blog, foi muito proveitoso para mimi.
    Gostaria de saber sobre o transporte de telas à óleo. Pensei, para minhas exposições em transportar como o rodnei, em tubos PVCS. Isso seria viável? ou estragaria a obra?

    Muito obrigada
    Tycillia Akane Tahara
    (19)98766-9307

    1. Olá Tycillia,
      Depende para onde será e se quem recebe saberá arrumar as usas obras. Quantas vezes será transportadas? Outra coisa a ser observada é diretamente com a transportadora por se responsabilizar com os cuidados com as mesmas. O acompanhamento do artista é fundamental.
      De nada, feliz ano novo!
      Eliana.

  5. Eliana, para economizar espaço retirei todos os chassis de minhas telas pinturas acrilica e desenhos a carvão em papéis enrolei e coloquei dentro de tubos de pvc de 100 mm enroladas uma sobre as outras isso pode estraga-las?
    quanto tempo poderão permanecer assim?

    1. @Rodinei: Olá, em caso de mudança de residencia é excelente a ideia. Só estragará se voce não aplicou o verniz spray nos desenhos a carvão ao ter contato com as demais obras. Depende da umidade na sua cidade para saber por quanto tempo poderá armazena-las assim. Uma sugestão é abrir os tubos, olhar e verificar a cada 30 dias no mínimo. O melhor são os gaveteiros, mas esses ocupam espaços também. Grata pelo contato e até mais, espero ter ajudado. Abraços mil.

  6. Olá, como faço para apresentar desenhos numa exposição?
    Quer dizer, não vou colocar molduras em todos e como está em papel como faço para que fique exposto numa galeria de arte?

    Obrigada,
    Imá

  7. @katia: Olá, é necessário saber qual tecnica utilizada, acabamento e tamanho do dano nela. Lembro que cada produto dará uma reação diferente na sua obra por isso recomendo ao profissional conservador/restaurador. Abs.

  8. Oi Eliana, parabéns pelo seu blog.
    Gostei muito de suas dicas de como conservar e guardar os trabalhos para cada técnica.
    Achei proveitoso, há poucos sites em português com dicas práticas sobre arte (e não artesanato srrsrs)
    Seu texto é objetivo, prático mas deixa ver o amor que Vc sente pela arte!
    Também sou professora de artes e como Vc, puxo a orelha de meus alunos para que continuem a desenvolver a criatividade mesmo nas férias.
    Um abraço e parabéns pelo blog!
    Laura Nehr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.