Dez dicas para roteristas

Mangá da aluna Isabela Tive oportunidade de assistir a mesa redonda no Sesc Centro, em Goiânia, com a turma que produz fanzine e história em quadrinhos, tanto profissionais, como professores e alunos, e dentre eles estava o caro professor Gian Danton, (Professor da Universidade Federal do Amapá. Consultor do SEBRAE. Jornalista colaborador de diversas revistas da editora Escala. Roteirista de quadrinhos, colaborando com diversas publicações, entre elas a MAD.)

A partir dessa época gentilmente me aceitou na rede social, o que possibilitou receber inumeras informações diárias no ramo.  Justamente por ministrar aulas de desenho e muita das vezes os alunos optarem por estudar HQ e afins, e o seu auxilio é gigantesco. Procuro auxiliar os alunos no estímulo de referencias, mas logo passem a produzirem os seus.  Temos ciencia de que é essencial ter, praticar e produzir sempre, mesmo que seja um micro roteiro, o que enriquece as aulas de desenho e gera motivação. Lembro que o “casamento perfeito” gere o sucesso de um HQ, seja entre um roterista e um desenhista, enquanto não ocorre, devem estudar ambos.

Numa das suas postagens o maior destaque e que mais chamou a minha atenção foram as dicas para roteristas.
Compartilho com voce aqui!

Dez dicas para roteiristas:
1 – Não leia só quadrinhos. Leia de tudo: livros, jornais, revistas.
2 – Não leia só quadrinho americano ou japonês. Argentina, Inglaterra,são países que produzem ótimas histórias, que você deve conhecer.
3 – Sempre pesquise. Se sua história é sobre um advogado, pesquise livros jurídicos, pesquise sobre como funciona a justiça. Se for sobre o Egito, procure livros de história.
4 – Não tente contar a história do universo. Comece com histórias curtas.
5 – Faça com que seu roteiro seja agradável para o desenhista. Se for necessário contar uma piada para que a leitura do roteiro seja mais agradável, conte.
6 – Imagine a cena visualmente antes de escrevê-la. Se houver mais de uma ação, divida em mais de um quadrinho.
7 – Produza. Seu texto só vai melhorar se você produzir continuamente.
8 – Use como referência grandes roteiristas, mas aos poucos busque estabelecer um estilo próprio.
9 – Não seja um colonizado. Esqueça Nova York. Faça histórias sobre sua realidade. Se o leitor viver a mesma realidade que você, a identificação será mais fácil.
10 – Seja obetivo. Não encha os balões de texto desnecessário. Nunca diga com o texto algo que o desenho já está dizendo.

Gostaram das dicas também!?
Voces encontram mais no blog do professor Gian Danton:
http://ivancarlo.blogspot.com.br/

http://roteiroquadrinhos.blogspot.com.br/

Também autor do ebook Como escrever HQ e O roteiro nas histórias em quadrinhos.
Aproveito para agradecer ao professor que gentilmente permitiu essa postagem.
“Grata hoje e sempre professor Gean Danton!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.