Carvão


A Tatyana pediu o passo a passo deste trabalho. Passamos os dados:
tema: Marinho
tecnica: Carvão
duração: Tres horas em média
material:01 folha papel alta alvura A3 – 240 g/m², lápis 6B, carvão, estilete ou/e apontador, verniz fosco em spray, pasta catalago ou portifólio (para guardar o seu trabalho), borracha maleavel, algodão e pano para limpeza.

Realize o croqui deste ou de outra imagem, seja de uma foto de revista ou própria, mas mantenha o tema Marinho. Esboce de leve, para evitarmos a borracha. Verifique se há carvões de varias espessuras, logo selecione o fino para inicar o seu trabalho. Comece o seu desenho de cima para baixo, porque o carvão borra facil, tenha ao seu alcance um pano para limpeza. Segure o carvão como seguramos o lápis, mas para sombrear use a parte lateral do mesmo.
Observe o claro da paisagem e aproveite o fundo do papel branco. Desenhe “modelando” com o carvão. Use o dedo para esfumaçar, borracha mole ou algodão, assim conseguirá os meios tons. Inicie com o céu com as nuanças de volume das nuvens. No horizonte temos as montanhas num médio escuro, passe o carvão em movimentos circulares ou imitando folhagem. Siga agora para a areia crie a textura de pegadas e represente a sombra da arvore no chão, onde
deve ser feita devagar, e no sentido horizontal para passar a sensação de estabilidade e estático, para o observador do seu desenho. O mar também no sentido horizontal e com os claros e escuros, o que gerará o efeito de movimento. O barco exige noções de perspectiva com riqueza de jogo de luz e sombra mais a devida proporção em relação arvore. No caule e na copa da arvore trabalhe com a ponta do carvão criando a textura e o seu volume.
Reolhe o seu desenho para criar o contraste de claro e escuro, dando alguns retoque, isso se for necessário.
Terminado o seu trabalho, leve-o
com cuidado para um local arejado, melhor ainda se for ao ar livre, para aplicação do verniz fosco. Leia antes o rótulo de uso do verniz. Coloque jornal sobre a superfíce, depois o seu trabalho para vaporizar o verniz, a uma distância de 30 centímetros e evite inalá-lo. Assim poderá guardar o seu desenho.
Experimente em outros desenhos a variação do tipo ou cor do papel. Até usar o giz escolar branco para partes claras nos seus próximos desenhos.

Espero que mais pessoas aproveitem, até a próxima.

1 thoughts on “Carvão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.