Posted by on fev 11, 2010 in dicas, grafite, video aula | 3 comments

Os próximos sketchbooks vão receber um carinho a mais, que vou passar agora.
O miolo terá o papel conforme o objetivo, até mesmo a mescla deles. Se for com objetivo de desenhar será de papel mais poroso, mas caso seja para anotações terá papel liso, e até o reaproveitamento de todos os tipos de papéis.
Optei pelo papel kraft de 80 g/m², mas lembro que este não é apropriado para tecnicas molhadas, como por exemplo aquarela. Caso seja o seu objetivo terá que usar papéis com adição de algodão, e geralmente estes são importados e de gramatura acima 250 g/m².
Valorizarei mais a cor natural de cada tipo de papel, pois kraft é meio marrom, o que gera excelente efeito ao usar o lapis branco e o giz pastel. O papel jornal é excelente com uso de lapis grafite e/ou Conté. Viage no mundo dos papéis, aqui em Goiânia é na Escrisan – tel.:3212 3003.
Para realizar a capa usei o papel papelão, mas o indicado é o papel Kappa. Observe que tipo de papel irá usar para encardenar para o uso correto da cola e o tipo de cola. A cola comum é mui liquida pode enrrugar o seu papel, mesmo que aplique com pincel ou rolo. Faça o teste. Opte pela cola bastão de boa qualidade e terá bom acabamento para o seu sketchbook.
Escolha a linha encerada ou aquela de bordar, que vem em novelo pequeno.
A costura pode variar, vamos abusar da criatividade.
Por isso postei esses videos estrangeiros, onde mostra a costura, capricho, outro método e tipo de capa para seu sketchbook:

Depois de pronto leve o sempre consigo o seu sketchbook e serão felizez para sempre.
Deixe em comentários as suas dicas e experencias.
Até a próxima, se Deus quiser.