Sketchbook – parte 1

Lembram do primario, em que a professora pedia um caderno de desenho, ou na faculdade que deveria ter um caderno de rascunho ou livro de esboços, poisé o nome dele americanizado é sketchbook. A primeira vez que vi tal palavra foi no orkut, e a partir daí iniciei a minha pesquisa. Objetivo da galera profissional do orkut era fazer o seu próprio sketchbook, ao invés de comprar um, quem sabe o bambam Moleskine.
O próximo passo era pesquisar o passo a passo e fazer o meu.
O primeiro que fiz usei sobras de papeis de escritório, uma rolha de cortiça e um grampeador, e sem capa, eis os passos:


Interessante, que usei mais para rascunhar os textos, que iria postar aqui. Acabei observando na pratica, que este é ideal para soltar as palavras, local para iniciantes em redação. (Não achei o blog ou link desta imagem). Somente depois, quando participei da palestra do Montalvo, aqui em Goiânia, que saquei o meu bloqueio e agora nas férias fiz o meu sketchbook.
Veja o material:
miolo com folhas de papel kraft 80 g/m², e/ou folhas diversas, para encardenação da capa use papel papelão, revestimento de papel presente e/ou de papel kraft, linha, agulha, tesoura, estilete, regua, cola bastão e cola tradicional.
Eis as fotos passo a passo do trabalho:

Primeiro defini que o caderno seria do tamanho A5, aproximadamente para aproveitar a folha toda.
Cortei todas as folhas até chegar no tamanho A4, como referencia seria do tamanho de um caderno universitário.
Criei cada bloco com quatro folhas, num total de 7 blocos por miolo de cada caderno, resultando total de 4 skechbooks.

Pegue um bloco marque 3cm para o primeiro “furo” e mais 3cm para o segundo, e faça do outro lado. Terá  4 marcas para os cortes ou perfurações, depois use o estilete (criança deve pedir ajuda ao adulto) nestas marcas que serão os seus “furos”.
Feito em todos os blocos, separe o miolo de cada caderno. Utilize linha resistente e agulha para costurar, de tal forma que ficaram unidos.

Recorte o cabeceado com a medida do seu miolo mais 6cm, de forma que cole centralizado, deixando 3cm de cada lado.
Passamos agora para capa do seu sketchbook.

Recorte as duas capas mais a lombada , a folha de presente com bordas de 2cm, kraft ou de seu gosto, que irá encapar.  Primeiro cole com cola bastão as capas e a lombada com a folha da capa, logo após as bordas. Faça um acabeamento com uma folha, que na foto é uma folha de sulfite e cole.

Una a capa pronta com o miolo e cole aquele 3cm do cabeceado com a capa. Optei por encrementar a capa da frente e selecionei imagens preferidas de revista, papel de decoupage e desenhos próprios para ela.

Terminado reuna o seu material, ponha as mãos no papel e rascunhe bastante.
Selecionei aqui as pesquisas que encontrei, que ajudaram a ter o meu próprio sketchbook.
Vão ajudar voce também, se Deus quiser.

Sites sobre sketchbook – workshops e tutorial:

http://montalvomachado.com.br/blog/?p=330
http://prea.wordpress.com/2008/09/22/learning-object-objeto-de-aprendizagem-sketch-book-tutorial-sketch-book-como-fazer-sketch-book-design-ufes-encadernacao/
http://www.designontherocks.com.br/?p=17070
http://www.bancoamarelo.com/index.php/2009/10/sketchbook/
Site estrangeiro:
http://thelongthread.com/?p=3750

8 thoughts on “Sketchbook – parte 1”

  1. Pingback: Scketchbook «
  2. @Betto: Olá, adorei os seus questionamentos, ainda mais pois eles irão virar um artigo para post da semana que vem. Fique a vontade quanto ao link e etc. Acabei de ir no seu blog, muito bons os artigos, te desejo sucesso. Grata pelo acesso e até breve.

  3. Ola´, Eliana.
    Achei muito bacana o tutorial de montagem sobre o sketchbook.
    Mas eu sempre me pergunto: “Por que existe essa importância toda em cima de um caderno mole? Por que não se pode simplesmente comprar um caderno de desenho escolar, daqueles de espiral?”

    Por favor, me tire esta dúvida. Me explique o porquê dessa importância, ok?

    Sou desenhista amador e tenho um blog sobre desenho artístico etc e se você me permitir, gostaria de postar um tópico sobre o uso de sketchbooks e um link para o seu tutorial no meu blog, mantendo os dévidos créditos a você, lógico.
    Visite o blog depois, quando tiver um tempinho.

    Obrigado e parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.