Posted by on ago 28, 2009 in dicas, exercícios, lapis de cor, livro, tecnicas | 2 comments

Toda criança toma contato com lapis de cor na escola, e comigo não foi diferente, como cito na página sobre mim.  Os horizontes ampliaram, quando assisti pela primeira vez Aleixa Oliveira pela tv, no antigo programa Note a Note, logo adquiri a sua unica revista . Nunca mais tive noticia, mas foi com enorme alegria que a revi no programa Mulheres, mostrando seus lindos trabalhos e passando a tecnica, que repasso para voce.
Existe mais de um tipo de lapis de cor, como o comum, aquarelável, nacionais e importados.  O trabalho pode ser realizado com eles, porém a diferença de um e do outro refletirá no seu trabalho, tanto em tempo de execução e acabamento.
Vamos a lista de material:
- lápis de cor 48 cores;
- papéis Canson A4;
- estile para adultos ou/e apontador para crianças;
- lapis 6B;
- borracha maleavel e lapis borracha.

Exercícios:
1. Faça vários retangulos para preencher. O primeiro com movimentos circulares, mantendo a mesma pressão e preenchendo todo espaço branco da area do retangulo.
2.Agora pinte outro controlando a pressão, usando apenas uma cor. Aleixa explica que conseguimos vários tons, por meio do controle de pressão, que seria sua mão pressionando pouco ou muito o lápis sobre o papel.
3.A seguir faça outro realizando um degradê. Inicie com pressões fortes, médias e bem suaves.
4. Utilize um círculo como se simbolizasse uma laranja para estudar sobre posição de cores, use primeiro o marrom, depois amarelo,  vermelho, verde, preto e marrom novamente. Siga o modelo de uma laranja.

Dicas
Evite o excesso do uso de borracha, mas caso precise dela, use a borracha maleavél por não ferir a sua folha.
O lápis amarelo e demais cores mui claras, exige que clarei o máximo o seu esboço , pois o contato com o grafite borra e pode estragar a sua obra.

Voce pode ver lindos trabalhos, curiosidades, e entre outros:
www.brushandpencil.com
www.annkullberg.com

Como é feito o lapis de cor

Lapis de cor
Meus singelos trabalhos de lapis de cor no orkut
Aleixa Oliveria em Mulheres

Sobre a querida Aleixa Oliveira, aproveito para agradece-la por compartilhar o seu conhecimento e seu trabalho. Não encontrei site, blog, orkut, e-mail, apenas temos o seu contato por telefone: (11) 4655 2248.
Compartilhe mais sobre o assunto, seja através de e-mail ou em comentários para todos os amantes do lapis de cor.

Desejo muita cor em sua vida, abraços.