Posted by on set 5, 2008 in acrilica, riscos | 31 comments

Inicio de uma tela

Antes mesmo de comprarmos uma tela devemos ter o motivo de inspiração em mente, desenho, projeto, foto ou imagem, do que vamos pintar, quando se trata de figurativo. Geralmente as telas seguem tamanhos retangulares, e importante definirmos o tema se será: Paisagem, Natureza morta, Casario, Floral, Retrato, Figura humana… A posição da tela no sentido horizontal predomina a paisagem, natureza morta, já a posição vertical para casarios, flores, retratos, e entre outros.
A próxima etapa depende do seu tempo, da sua região, dos materiais em mãos e de noções de desenho (curso on line).
Segue as cinco opções ou caminho a escolher para realizar:

1. Papel carbono amarelo, vermelho ou verde (roxo, não)
a) da xerox comum ou colorida;
b) de um papel vegetal (cópia a mão) ou sulfite com desenho a mão livre.
Ambos deverão estar do tamanho da tela. A tela sobre uma mesa ou no cavalete, que é o ideal. Fixe na tela com fita crepe a xerox ou o desenho devidamente centralizado, e entre os dois deve estar o papel carbono. Atento para não perder a fixação, transfira com lápis para tela, e evite deslocar demais o carbono e o papel. Verifique se repassou tudo para retirar carbono e o papel. Logo poderá iniciar a pintura.

2. Lápis HB
A imagem em suas mãos ou presa para observação necessária para iniciar o croqui com o lápis na tela apoiada no cavalete. Logo que terminar olhe novamente de longe para correção, usando a borracha branca.

3. Carvão
Os carvões vem na caixa, onde devemos guardá-los. Ele permite registramos o jogo de luz e sombra. Escolhemos o bastão mais fino para riscos bem de leve. Para correção use o pano seco para apagar . Não faça vários riscos ou forte, que provavelmente não apagará e dificultará cobri-lo com a tinta.

4. Tinta
Tanto a tinta óleo como a tinta acrílica permite a sua diluição. Esta diluição deverá ser moderada para não escorrer pela tela que estará no cavalete. Escolha a cor Terra de Siena Natural (sugestão) e um pincel chato e estreito, logo inicie direto na tela o croqui.

5. Base de tinta
A tela branca pode receber uma base da cor predominante da sua pintura. A tinta óleo bem diluída aplique uma mão com uma trincha ou pincel largo, por exemplo, a cor Verde Musgo, ser for paisagem. Depois de seca faça com a cor Branca, também diluída, o seu esboço a mão livre.

O interessante é vivenciar cada uma das opções, de acordo com a sua realidade. Ai sim poderá escolher qual será a sua preferida e pintar muuuuiiiiiiitoooooo.

Sempre desejo muita cor na sua vida.
Eliana Tiné.