Médium para pintura em tela

Na pintura em tela o médium auxilia no trabalho do artista, que o conhece e domina, gerando diversos resultados em suas obras. Tanto é usado com a tinta óleo, quanto à tinta acrílica.
A sua finalidade é a diluição da tinta, para retardar ou acelerar a secagem, com auxilio na manipulação, criação de matizes e degradês. Os produtos usados são diferentes para cada  tinta, como também as proporções.

Vamos primeiro conhecer os produtos usados para tinta a óleo, que são:
Óleo de linhaça – seu uso proporciona mais brilho, aumenta o tempo de secagem, dá mais transparencia e facilita a aplicação.
Secante de cobalto – acelera o tempo de secagem, não altera as cores, mas o excesso gera perda do brilho e até descamento da pintura.
Terebintina ou essencia de terebintina – este diluente vegetal natural atua sem alterar o brilho e tempo de secagem da tinta. Evita rachadura e amarelamento.
Diluente sintético – substitui a terebintina por ter as mesmas características e sem odor forte.  Evita aleriga e menos agressivos a ecologia.
Liquin –  é um médium de base alquídica, considerado um dos melhores médiuns por artistas profissionais.

Opções de proporções para você criar o seu Médium para tinta a óleo:
Médium base: 30% de secante de cobalto, 30% de terebintina e 40% de óleo de linhaça;
Médium frances: 2 colheres de sopa terebintina, 1 de óleo de linhaça e 5 gotas de secante de cobalto;
Médium simples: 1 parte de diluente sintético e 1 parte de óleo de linhaça;
Médium para natureza morta – estilo Caravagio: partes iguais de óleo de linhaça, terebintina e verniz cristal;
Simples médium: uso de apenas um produto, que seja somente o óleo de linhaça ou o secante de cobalto.

Para a tinta acrílica temos apenas dois produtos, que são:
Água: torna a tinta mais opaca e acelera a secagem. Cria efeitos similares aquarela em proporções maiores.
Médium acrilico: também composto por glicerina, dilui e retarda a secagem da tinta. Não toxico e solúvel em água.

Opções de proporções para você criar o seu Médium para tinta acrílica:
Simples:  uso de apenas um produto, que seja somente o médium acrilico ou a água. O médium acrilico pode ser aplicado juntamente na tinta ou aplicar uma demão na tela em pequenas areas.
Médium base: 50% de agua e 50% de médium acrilico.

Observe e anote sempre a marca do produto, pode ter diferenças sutis, ou até mesmo interferir no seu processo de trabalho. Considere também a “idade”, consistência, transparência e cor da sua tinta, pois quando nova ou de boa marca nem precisa de médium ou de mais de porcentagem de tal ou qual produto.
Antes de realizar um trabalho faça teste e verifique qual se adequa ao seu estilo.

Agradeço a amiga Norma por pedir este post e compartilhamos com voces.

32 thoughts on “Médium para pintura em tela”

  1. Gente! Muito legal esse detalhamento sobre a maneira correta de usar secantes e diluentes. Mas, confesso que agora fiquei um pouco confusa… Digam-se se estou no caminho certo: para um medium básico, devo usar óleo de linhaça, adicionar terebentina e algumas gotas de secante de cobalto. Certo?

    1. Olá Ávila, escolha apenas um tipo de médium para que dê certo. Sou alérgica a tinta a óleo e seus demais produtos para usá-los. O que deve tomar um grande cuidado com essa técnica é que se colocar tão somente óleo a sua obra nunca secará. Se utilizar excesso de secante cobalto sua obra ficará opaca demais. Por isso compartilhei as proporções para o artista não ter surpresas desagradáveis. São receitas da época da escola mais acadêmica repassada pela querida profª Irene. Evite misturar marcas diferentes dos produtos auxiliares com as das tintas. Desejos belíssimas obras. Mui grata pelo comentário.

  2. Eu gostaria de saber qual desses secantes para tinta óleo nao é muito viscoso, eu comprei uma vidrinho de oil gel secante, mas é horrivel de usar, nao da tempo de pintar seca muito rapido e a tinta fica dura, mal da pra misturar, eu queria saber se tem algum com a mesma viscosidade do oleo de linhaça

    1. Olá,
      difícil orienta-lo, pois sou alérgica, por isso não os usos. Sugiro que faça testes e acrescente uma gota de óleo. Outra seria compra de linhas eco. Depois compartilhe aqui os seus resultados, independente se for negativo ou positivo. Até breve, grata por nos acessar, abraços mil.

  3. Adorei a explicação do médium. Tirou todas as minhas dúvidas.
    Assistindo vídeos de vários artistas, percebi que alguns no início da pintura (óleo) usavam uma espécie de tinta branca em toda a tela e começavam a pintar com a mesma ainda úmida. Gostaria de saber que produto é esse.

    1. Olá Regina, seria interessante ver os vídeos.
      Deverá ser a tinta à óleo da cor branco titânio.
      Mas tem outras opções de cores para trabalhar com o fundo.
      Fique a vontade para enviar os vídeos ou add no face para tal.
      Ate breve, abraços mil.

  4. Ví-me na obrigação de agradecer os excelentes textos sobre “fazer” pintura; conhecendo o material fica mais fácil manuseá-lo e, tirar o melhor dele.Serei uma leitora constante.Grata.

  5. Olá Eliana!

    É muito bom encontrar na Web mais um site sobre pintura a óleo. Gostaria de retificar algumas informações sobre esse pequeno artigo que acho de relevência aos pintores que porventura possam usar essas receitas.

    A receita de seu médium base, que leva 30% de secante de cobalto não é exatamente muito segura para a pintura a longo prazo. 30% de secante é uma quantidade muito grande, deixando o medium extremamente grudento e com maior chance de craquelar. Nunca adicione mais do que algumas GOTAS de secante num medium.

    O medium para Natureza Morta, atribuido a Caravaggio leva verniz cristal, mas na verdade não há nenhum estudo comprovando que os velhos mestres usaram esse verniz. Os mais comuns eram o verniz damar ou de mastique.

    Abraços!
    MARCIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.