Posted by on jan 20, 2009 in grafite | 13 comments

Escolhi o botão de rosa por ser ideal para iniciantes.
A escolha da técnica influenciará no seu suporte, esboço e tamanho. Por exemplo, com lápis de cor deve-se fazer croquis com o maximo de detalhes, mas com aquarela é o contrário, deve-se fazer esboço com o mínimo de traços, e realize o mais claro possível.

Rosa

Rosa

1) O material usado neste desenho foi papel branco, espessura de 160 g/m², lápis 6B Faber Castell, lápis 9B Mercur e borracha moldável Mercur.

Olhe para o modelo, depois observe bem para localizar um círculo, logo risque com lápis 6B e dê inicio ao seu botão de rosa.

Procure localiza o talo do botão, verifique a sua inclinação em relação ao todo.

Posicione as pétalas e faça com as linhas auxiliares para localizá-las.

Rosa

Ro sa

2) Volte e olhe atentamente e esboce a sépala da rosa, é justamente o que está mais escuro nesta imagem. Mantenha a proporção ao restante do botão. Caso tenha dificuldades, procure usar linhas retas para depois fazer as formas sinuosas das sépalas.

Rosa

Rosa

3) Para esboçar as pétalas siga o mesmo principio, use as linhas auxiliares (linhas verticais, diagonais, horizontais), com esta referencia realize as linhas curvas das pétalas. O receptáculo não apareceu neste angulo, mas na sua pode aparecer, então desenhe ele também. Não tenha medo, pois o esboço é justamente para quebrar o gelo, onde corrigimos os detalhes. Faça com a borracha maleável. Passe para a próxima etapa, somente depois dos acertos.

Rosa

Rosa

4) A sombreamento com lápis 6B, obedecendo o jogo de luz e sombra. Sempre de cima para baixo e da esquerda para direita (o contrário para os canhotos). Use o lápis 9B, onde for mais escuro. Note que as pétalas são mais claras que as sépalas.

Rosa

5) Busque o contraste clarear com a borracha maleavél e escureça com o 9B. FInalize com a sua assinatura e será interessante por a data para ver o seu desenvolvimento.

Para saber mais sobre a Rosa visite estes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa
http://www.brasilescola.com/mitologia/o-simbolismo-rosa.htm
http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/flower.jpg

Faça a sua sugestão sobre a próxima técnica ou outro tema.
Desejo muita cor na sua vida. Até a próxima.